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quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dupla Hotsite e Email marketing já não satisfaz plenamente

A apresentação da agência Orange Five, a cargo de Alex Pelati, mostrou que a dupla hotsite do empreendimento + divulgação por email marketing já não é suficiente para gerar os leads necessários ao sucesso da campanha de vendas.

Alex lembrou aos participantes da 8ª. Conferência de Marketing Imobiliário algumas questões técnicas que podem até ser amplamente conhecidas por webmasters, mas nem sempre são adotadas no dia. Entre elas, está o fato de que hotsites feitos em linguagem Flash não são “Google-friendly”, não geram tráfego natural e dependem, portanto, de divulgação externa.



Na apresentação de Thiago Luz, da UnderDogs, outra questão importante foi lembrada. Muitas construtoras possuem sites que são “melhor visualizados em Internet Explorer”. No atual cenário de crescimento exponencial das tecnologias para Mobile, isso é fatal. Um website bem construído deve ser bem visualizado em todos os navegadores, incluindo aqueles sistemas para smartphones e tablets.

A compra de mailing para o envio de email marketing é outra questão delicada, pois em geral resulta numa grande quantidade de spam, mensagens enviadas a usuários desinteressados, pouca eficácia e desperdício de recursos.

A alternativa mais interessante para se trabalhar, nestes casos, são as mídias sociais. Elas podem gerar tráfego interessante para o website em virtude da possibilidade de segmentar o público-alvo pelo seu perfi, interesses, etc. Para que isto se concretize, nas mídias sociais é importante gerar conteúdo de apoio. Aliás, este tem sido o caminho escolhido por grandes empresas do segmento, com bons resultados. Basta ver o quadro:



Encerrando sua apresentação, Alex afirmou que o investimento na divulgação via search é o que realmente funciona, pois é o melhor lugar para gerar tráfego qualificado. Contudo, não apresenta resultados no curto prazo e demanda investimentos permanentes.

Finalmente, na parte das perguntas da plateia, foi questionada a interação do público pelas mídias sociais. De fato, a empresa deve cuidar de sua FanPage no Facebook para que ela não se torne um SAC, ou um canal de amplificação de reclamações pontuais.