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quarta-feira, 22 de maio de 2013

Redes Sociais: como multiplicar os leads?

Na 8a. Conferência de Marketing Imobiliário a gerente de marketing da Viva Real Publicidade, Mariana Ferronato, mostrará como as grandes incorporadoras e imobiliárias estão utilizando as redes sociais para divulgar seus lançamentos. Na palestra, Mariana dará dicas sobre técnicas para atrair potenciais clientes nas mídias sociais, mostrará como fazer do conteúdo o carro-chefe da divulgação e aprofundará os conhecimentos dos participantes sobres as ferramentas disponíveis no facebook.

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Leia abaixo a entrevista que Mariana concedeu ao blog do Viva Real.

Mariana, como surgiu a ideia de montar seu blog, qual foi sua principal motivação?
Sempre antes de criar qualquer nova ação, gostava muito de procurar referências para assim desenvolver as melhores ideias. Acontece que pouco eram os sites que disponibilizam as principais ações de marketing do setor. Então pensei, por que não criar um blog e compartilhar tudo o que eu encontro? Assim surgiu em março de 2009, o marketingimob.com onde já publiquei cerca de 1000 ações de marketing realizadas exclusivamente pelo mercado imobiliário.

Qual você acha que possa ser a maior contribuição de blogs e sites sobre o setor, no fortalecimento das atividades e do mercado imobiliário?
Sem blogs e sites uma grande ideia realizada no norte do país, dificilmente seria percebida no sul por exemplo. Hoje não, pouco tempo depois ela já está na internet, à disposição de todos. Ou seja, para mim os blogs e sites aproximam a informação e ampliam as nossas referências. Considero também grandes formadores de opinião e a principal fonte de informação de nosso segmento, perfeito para quem quer estar sempre atualizado sobre o mercado.

Estamos vendo a tendência da humanização do marketing tradicional, e ao mesmo tempo o avanço das estratégias do mesmo marketing no setor imobiliário na plataforma digital. Para você, quais as particularidades do marketing imobiliário, em comparação aos outros setores do mercado?
Primeiro é o fato que vendemos nada mais nada menos do que o bem com maior significado para a grande maioria das pessoas, o lar. Não é uma decisão simples, o processo naturalmente é muito mais demorado e complexo do que de outros produtos. As ferramentas e técnicas de marketing para “encantar” o cliente são fundamentais no nosso segmento, e estas possibilidades são inúmeras, cada dia vejo alguma empresa do setor fazendo algo novo, não existe limite para a criatividade. Outra particularidade é a diversidade de públicos existentes e que o profissional de marketing precisa atingir: Corretor, cliente comprador, cliente vendedor, investidor, incorporador, etc..Cada público possui características muito específicas, e para atingi-los é necessário desenvolver diferentes ações.

Você acredita que inovar e ser singular nas estratégias e ações de comunicação e marketing possa ajudar no fortalecimento do setor e ir contra a onda da temida “bolha imobiliária”?
Na questão da bolha os especialistas são divididos. Uns falam que ela existe no Brasil, outros que não. Porém, pensando no cenário negativo, o que leva a bolha são outras questões . As estratégias de comunicação não terão como evitar.

Em seu blog podemos notar um rico e amplo conteúdo sobre marketing imobiliário. Você costuma visitar outros blogs e sites? Qual é a rotina de atualização e como você escolhe suas pautas?
A visita a outros sites é a parte fundamental. Possuo uma listagem com o que considero os melhores blogs e sites brasileiros e internacionais onde os acompanho diariamente, através de um leitor de RSS, tudo o que eles postam. Também sou cadastrada no sistema Google Alerts, onde tudo o que é dito sobre determinado assunto entra diretamente em meu e-mail. Utilizo alguns aplicativos que facilitam o acompanhamento, se fosse necessário abrir página por página seria impossível. Também costumo receber muito material de empresas do setor que colaboram enviando suas ações para serem publicadas. Como o Marketingimob é um projeto pessoal, que desenvolvo sozinha, é normalmente durante o final de semana que pesquiso e organizo novos conteúdos. Quanto a pauta, o conteúdo postado deve obviamente ser sobre MARKETING imobiliário, não é um site que fala sobre o mercado imobiliário em geral, somos focados e especializados em marketing.

Dê seu recado para quem está interessado em investir no marketing imobiliário e inovar em estratégias de venda e de publicidade de seu negócio ou de seu imóvel.
No cenário atual onde temos um consumidor cada dia mais exigente, consciente e bem informado, e uma acirrada concorrência, foi-se o tempo de “pensar” em investir em marketing, hoje em dia ter uma empresa com estratégias de marketing consolidada é requisito mínimo. Nosso setor, apesar de ter empresas muito inovadoras, é marcado pela grande semelhança de ações entre as empresas. Ou seja, os consumidores praticamente não percebem diferenciação no serviço entregue. Aquelas que inovarem certamente serão percebidos de maneira diferente. Portanto, analise seus concorrentes, analise o que está sendo realizado pelo mercado, descubra onde e como você pode inovar, e conquiste o seu espaço.