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terça-feira, 4 de junho de 2013

Internet é preferida para a divulgação de imóveis

Matéria publicada no site i-Uni Brasil, de autoria de Inaldo Cristoni.

A internet é atualmente a principal mídia para veiculação de anúncios imobiliários, superando os classificados dos jornais impressos como primeira opção de busca por quem deseja comprar, vender ou alugar imóveis comerciais e residenciais. É o que mostram os números relativos à quantidade de ofertas disponíveis nos portais. As opções são muitas, assim como é grande a quantidade de contatos gerados para os anunciantes online - imobiliárias, corretores, incorporadoras, construtoras e pessoas físicas - a partir de pesquisas feitas nas páginas eletrônicas do Imovelweb, ZAP Imóveis e WebCasas, por exemplo.



O fato de permitir a visualização de diferentes imagens de boa qualidade dos imóveis e a obtenção de informações detalhadas sobre suas características, e facilitar a comparação de preços com ofertas similares de outras regiões, faz do classificado online uma ferramenta de busca bem mais eficaz para o público. "O número de pessoas que realizam pesquisas em sites imobiliários é bem maior do que o total de leitores de jornais, que não buscam nas páginas impressas informações apenas sobre imóveis", salienta Eduardo Schaeffer, diretor geral da ZAP Imóveis.

Para Roberto Nascimento, CEO o Imovelweb, o advento dos portais imobiliários mudou o papel do corretor, que teve de aprender a se relacionar com o público através de canais eletrônicos, como chat e e-mail. Outro aspecto importante é que as informações, antes concentradas no corretores e imobiliárias, agora são públicas. "Há 20 anos, uma pessoa tinha de ir a uma imobiliária para saber detalhes de um imóvel que queria comprar ou alugar. Os anúncios nos jornais continham no máximo quatro linhas e uma ou outra foto. Hoje, quando se relaciona com o corretor, o interessado já sabe muito sobre a oferta", ressalta.

A receita obtida pelos portais imobiliários vem exclusivamente de anúncio veiculados. As inserções abrangem todos os tipos de imóveis, desde casas e apartamentos até terrenos, galpões e conjunto comerciais, que se destinam para todas as camadas sociais. O objetivo é gerar contatos para os anunciantes. O Imovelweb tem uma carteira de 6 mil clientes e cerca de 500 mil ofertas de imóveis para venda (lançamentos e usados), locação e locação para temporada em mais de 1 mil municípios em todo o país. Segundo Nascimento, a taxa de conversão - realização de negócios - é de um a três contratos fechados a cada 100 contados gerados.

Criado em 2007, o ZAP Imóvel gera entre 1,2 milhão e 1,4 milhão de contatos por mês, com taxa de conversão entre 1% a 2%. O portal contabiliza atualmente quase 300 mil ofertas de imobiliárias, cerca de 500 lançamentos de incorporadoras e perto de 8 mil anúncios de pessoas físicas que estão interessadas em vender ou alugar imóveis para outras pessoas. Em 2012, o portal registrou um faturamento de R$ 50 milhões e a expectativa é de expandir entre 30% e 40% o volume de negócios em 2013. Faz parte da estratégia, a ampliação da cobertura geográfica, atendendo a partir deste ano o interior e litoral São Paulo e do Rio de Janeiro, além de Belo Horizonte (MG). "Podemos crescer 30% a nossa base de clientes", acredita Eduardo.

A relevância que conquistou no mercado nos últimos anos levou os portais imobiliários a incrementar os serviços. Com uma carteira de 4.500 imobiliárias e um inventário de mais de 600 mil ofertas de imóveis, o WebCasas, do grupo Santander, vai ativar sua página no segundo semestre um mecanismo para facilitar a aquisição de materiais de construção, móveis, objetos de decoração. "Pretendemos aumentar o leque de serviços, como a contratação de mão de obra, como encanadores, pedreiros e decoradores, e também de projetos de decoração", revela Fabrizio Ianelli, superintendente de negócios imobiliários do Santander.

Quem acessa a página eletrônica do ZAP Imóveis encontra, além do catálogo de imóveis listados por preços, bairros e características, informações úteis para auxiliar na tomada da decisão na hora de fechar negócio. Outra iniciativa foi a criação de um espaço dedicado a dar apoio às ações que precisam ser adotadas pelo usuário após a compra ou locação de um imóvel, tais como decoração, reforma, consertos, pinturas etc.

Segundo Eduardo, o portal dispõe de ferramentas para monitorar os resultados dos contatos e melhorar a qualidade do atendimento. "Já aconteceu de uma imobiliária receber muitas ligações telefônicas após às 18 horas, quando não há mais expediente. Nós produzimos um relatório e recomendamos a realocação de pessoal para atender os chamados nesse horário", exemplifica.

A Imovelweb está investindo R$ 10 milhões no reposicionamento de sua marca, para consolidar o processo de reestruturação do portal, que está em curso há um ano e meio, quando foi adquirido pelo fundo Tiger Global Management. Além de uma nova identidade visual da marca, a novidade foi o lançamento de sua versão mobile, com aplicativos que permitem a realização de pesquisas sobre imóveis em aparelhos como smartphones e tablets.

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