O Maior Evento do setor de Real Estate, com foco total na busca de retornos superiores para investimentos no mercado imobiliário

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cresce a preocupação com uma nova bolha no mercado de capitais

Matéria publicada ontem no Portal da Revista Exame fala do alerta emitido nesta semana pelo Banco Mundial, sobre o súbito investimento de bilhões de dólares no Leste Asiático que "aumenta a preocupação sobre uma bolha no preço dos ativos" no mercado de capitais.

Sede do Banco Mundial

“De acordo com o americano The Wall Street Journal (WSJ), a bolha começou a ser gestada quando bancos centrais de todo o mundo baixaram fortemente os juros para reativar a economia, depois da eclosão da recente crise. Os governos também injetaram bilhões de dólares no sistema financeiro para aliviar o sumiço do crédito. O efeito colateral dessas medidas foi detonar uma corrida por outros ativos, como ações e imóveis, cujos preços subiram além do que os fundamentos econômicos atestam como razoável. "Este é o começo de outra grande e excessiva corrida de preços dos ativos", afirma Simon Johnson, ex-economista-chefe do FMI.

O WSJ diz ainda, que os economistas são mais hábeis em detectar os sinais de formação de uma bolha, do que em controlá-la. "Esta é uma das questões em aberto até o fim da crise", afirma Adair Turner, presidente da Autoridade Britânica de Serviços Financeiros.

Por ora, os países tentam conter a bolha com medidas regulatórias. Em Singapura, por exemplo, foram estabelecidas regras mais rígidas para o mercado de hipotecas, e os estímulos públicos ao mercado imobiliário terminaram. Na Coréia do Sul, foram adotados critérios severos para a concessão de financiamento imobiliário em sete distritos ao redor de Seul onde os preços dispararam.”


Apesar desta preocupação no exterior, o mercado brasileiro está relativamente protegido. Segundo especialistas, a concessão de financiamento imobiliário no país sempre foi conservadora e, por vezes, burocrática. Se, por um lado, a concessão do crédito não é rápida e prejudica a expansão do setor imobiliário, por outro, reduz a exposição do setor e garante um crescimento sustentável no longo prazo.

Estas e outras questões relativas ao setor imobiliário estarão em pauta durante o Cityscape Latin America 2009. Para conhecer a programação do encontro, clique aqui. E reserve já o seu lugar no maior e mais importante encontro do mercado imobiliário latino americano!